in

É melhor comprar ou alugar uma casa na situação atual do país?

A resposta para essa pergunta não é tão simples. Tenha sempre em mente que as pessoas não são iguais e, por isso, levam em conta desejos e sonhos diferentes na hora de tomar a sua decisão. Por isso, é necessário pensar naquilo que te motiva a comprar ou alugar uma casa.

comprar ou alugar uma casa
Descubra se é melhor comprar ou alugar uma casa atualmente! (Foto: Divulgação)

Pense bem: se uma pessoa deseja ter uma casa própria, será que fatores financeiros serão suficientes para fazê-la mudar de ideia? Provavelmente não. Então, se esse for o seu caso, vale a pena adquirir o seu imóvel em qualquer situação. Saiba, no entanto, que o seu dinheiro poderia ser melhor aproveitado de outra forma.

Comprar ou alugar uma casa é uma decisão subjetiva

É importante que você saiba em primeiro lugar que existem muitos mitos relacionados à compra de imóveis. Por exemplo, muita gente diz que, ao alugar uma casa, você estará perdendo o seu dinheiro. Isso, na maioria das vezes não é verdade.

Veja bem, se você usa certa quantia de dinheiro para comprar um imóvel à vista, nesse momento, o seu ganho será a aquisição de um patrimônio. Claro que você poderá vendê-lo ou alugá-lo no futuro. Mas isso depende de fatores como a valorização da casa, o que nem sempre acontece com o tempo.

Pense que, com o mesmo dinheiro, você poderá alugar por um preço mais barato um imóvel do mesmo nível da casa que você compraria (isso porque o valor do aluguel custa em média 0,5% o valor do imóvel). O restante do dinheiro poderá ser investido, fazendo com que no futuro você tenha, em tese, muito mais dinheiro para comprar o que você quiser.

Claro que, nesse caso, você não terá a sua casa própria. Porém, se isso não for uma prioridade para você, não faz sentido você se prender a um imóvel quando você pode aumentar o seu patrimônio de outras formas muito mais rentáveis.

Além disso, também vale pensar na possibilidade de você comprar uma casa por meio de um financiamento. A maioria das pessoas recorrem ao empréstimo já que elas não têm dinheiro para comprarem o seu imóvel à vista.

Nesse caso, será que vale a pena ficar pagando mensalmente um valor com juros quando você pode alugar uma casa excelente por um valor consideravelmente mais baixo e com o benefício de você conseguir investir o resto do seu dinheiro?

Não iremos dar uma resposta…

Na verdade, essa pergunta tem que ser respondida por você. Há vários outros fatores que precisam ser levados em conta. Por exemplo, quando você aluga um imóvel, você não terá muita liberdade para reformá-lo. Além disso, o valor do aluguel poderá mudar frequentemente, o que poderá te trazer surpresas desagradáveis.

Também é importante considerar que você não estará adquirindo um patrimônio ao alugar uma casa. Dessa forma, se você sonha em deixar uma herança pros seus filhos, é melhor pensar melhor se todos os benefícios do aluguel compensam a sua mudança de planos.

Considerações finais

Tendo todas essas coisas em vista, nós do Ouro Notícia acreditamos que você já tem o que pensar na hora de decidir se quer comprar ou alugar uma casa. Vale a pena comprar um imóvel quando as suas motivações não são financeiras. Mas, se você quer aumentar o seu patrimônio, prefira alugar uma casa e aproveitar os rendimentos de outros tipos de investimento.

abrir o próprio negócio com pouco dinheiro

Como abrir o próprio negócio com pouco dinheiro

pessoas mais ricas do Brasil

Quem são as 5 pessoas mais ricas do Brasil? Conheça cada uma delas