Em 2 meses, 283 mil pessoas abriram mão de seus planos de saúde

Anúncios

Um levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revela que os planos de saúde perderam 283 mil clientes em 2 meses. Essa pesquisa, que foi divulgada hoje (7), mostra que, em março, 47,113 milhões eram consumidoras desse setor. No entanto, no final de maio, o número de clientes caiu para 46,829 milhões.

É importante ressaltar que essa queda considerável tem como pano de fundo a pandemia do novo coronavírus. Como já se sabe, o isolamento social decorrente desse contexto provocou o crescimento do desemprego no país. Assim sendo, as pessoas estão com menos recursos durante esse período.

Anúncios

Em maio de 2019, os planos de saúde tinham 46,956 milhões de clientes. A situação do setor vem piorando desde 2015, embora o número de consumidores tenha ficado estável em 2018. A situação voltou a decair em 2019, quando os planos de saúde perderam 60,4 mil clientes. Esse período contrasta com dezembro de 2014, quando os planos atendiam a 50,49 milhões de pessoas.

planos de saúde
Entenda por que os planos de saúde perderam tantos clientes! (Foto: Freepik/ prostooleh)

Mais detalhes sobre a perda de clientes do setor de planos de saúde

Ainda que as perdas de abril e maio deste ano sejam reais, a ANS avaliou essa conjuntura como estável. Isso porque as oscilações foram pequenas se comparadas aos meses anteriores. Ainda assim, a agência declarou que os dados podem ser modificados retroativamente em virtude de revisões por parte das operadoras.

Anúncios
Anúncios

A maior razão para a redução de clientes nesse setor é o cancelamento de planos individuais. Enquanto 9,042 milhões de pessoas contratavam essa modalidade em maio de 2019, esse número caiu para 8,95 milhões no mesmo mês de 2020.

Nessa mesma comparação anual, os planos coletivos empresariais também saíram perdendo. O contrato de 61 mil clientes foi cancelado nesse período.

Por outro lado, nem todas as modalidades tiveram perdas. Isso porque o segmento exclusivamente odontológico está em alta no Brasil. Na comparação entre maio de 2019 e o mesmo mês de 2020, 979 mil clientes abriram seus planos de saúde.

O levantamento da ANS ainda revela que 739 operadoras estão funcionando no nosso país. Além disso, ele mostra que há 17.692 planos ativos.

Anúncios
Anúncios

Considerações finais

Isto posto, nós do Conseil Credit esperamos ter esclarecido qual é a situação dos planos de saúde no nosso país. Como você viu, a pandemia do novo coronavírus teve os seus efeitos sobre esse setor, que já estava tendo perdas significativas nos últimos anos. Continue acompanhando o nosso site para saber mais sobre a situação econômica do nosso país e sobre contratação de crédito.

cartão de crédito Marisa

Cartão de Crédito Marisa: um dos mais amados pelas mulheres