Estudo mostra que juros de linhas de crédito para empresas estão mais altos mesmo com queda da Selic

Anúncios

A situação de muitas empresas está bastante preocupante em virtude dos efeitos da crise atual. Essa conjuntura foi atestada pelo estudo realizado pela startup Capital Empreendedor, que revela que os bancos aumentaram algumas taxas de juros de linhas de crédito para empresas durante a pandemia. Isso aconteceu a despeito de a Selic ter caído bastante nesse mesmo período.

Entre o meio de março e o fim de maio, a taxa básica de juros despencou 29%. Ainda assim, a pesquisa da startup revela que os cinco maiores bancos brasileiros encareceram algumas de suas linhas de crédito nesse intervalo de tempo. Por outro lado, também houve modalidades que ficaram mais baratas, acompanhando a queda da Selic.

Anúncios

As instituições consideradas pelo estudo foram o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa, o Itaú e o Santander. A Capital Empreendendor verificou as taxas de juros das seis principais linhas de crédito de cada um desses bancos. O período analisado pela pesquisa é compreendido pelos dias 10 de março, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia, e 20 de maio.

linhas de crédito para empresas
Saiba mais sobre o estudo a respeito de linhas de crédito para empresas! (Foto: Freepik/ pressfoto)

Mais informações sobre o encarecimento de linhas de crédito para empresas

A pesquisa revelou que o Banco do Brasil aumentou as taxas da Antecipação de recebíveis de cartão de crédito em 44% (de 0,54% para 0,78% por mês). Ele também encareceu o Capital de giro com prazo de até 365 dias em 4% (de 0,85% para 0,88%). Os juros da Conta garantida do banco também aumentou, passando de 2,29% para 2,44% (+7%).

Anúncios
Anúncios

Já o Bradesco encareceu o seu Capital de giro com prazo superior a 365 dias em 5% (de 1,52% para 1,5%). O Itaú, por sua vez, aumentou o Cheque especial em 2% (de 13,29% para 13,58%).

Ainda assim, em média, todas as linhas de crédito foram barateadas. A antecipação de recebíveis de cartão de crédito teve uma redução média de 20%. Já o Desconto de duplicatas (que foi diminuída por todos os bancos, teve redução em 24%. O Capital de giro com prazo de até 365 dias, por sua vez, teve redução média de 43%.

O Capital de giro com prazo superior a 365 dias teve redução média de 15%. Já a Conta garantida teve uma redução de uma redução média de 11%. O Cheque especial, por sua vez, teve uma redução média de 2%.

Considerações finais

Tendo isso em vista, nós do Conseil Credit esperamos ter esclarecido as principais informações sobre o estudo a respeito do encarecimento das linhas de crédito para empresas durante a pandemia. Continue acompanhando o nosso site para saber mais sobre a economia brasileira!

Anúncios
Anúncios
cartão de crédito mais indicado

O cartão de crédito mais indicado para quem não quer fazer dívidas!

cartão internacional

Precisa de um cartão internacional? Dê atenção para essas opções!