Governo estima que as contas públicas terão déficit de R$ 540 bilhões em 2020

Anúncios

A pandemia continua afetando grandemente a economia brasileira. Nesta sexta-feira (23), o governo divulgou o relatório de receitas e despesas do orçamento. Ele prevê que o déficit primário nas contas públicas em 2020 deve ser de R$ 540,533 bilhões. Se isso se confirmar, esse será o maior rombo desde o começo da série histórica do Tesouro Nacional, que teve início em 1997.

Vale mencionar que, à princípio, o governo podia ter um déficit primário de até 124,1 bilhões neste ano. Porém, a pandemia levou o Palácio do Planalto a decretar calamidade pública e o seu pedido foi aprovado pelo Congresso. Assim, o governo ficou livre de obedecer o limite estipulado para o déficit primário neste ano. Continue a leitura para saber mais sobre o relatório divulgado hoje.

Anúncios
contas públicas
Saiba mais sobre o rombo nas contas públicas projetado pelo governo! (Foto: Freepik)

Mais informações sobre o relatório a respeito da situação das contas públicas

É importante esclarecer que o déficit primário ocorre quando o gasto feito pela União é superior ao valor de sua arrecadação (com impostos e contribuições). Para fazer esse cálculo, o governo não leva em consideração a quantia que ele gasta para pagar os juros de sua dívida pública. Vale mencionar que o conceito de déficit primário é oposto ao de superávit.

O governo relacionou esse rombo das contas públicas às despesas que está fazendo para combater a crise causada pela pandemia. De acordo com ele, há a necessidade de socorrer a área da saúde, conter o desemprego e também compensar a diminuição da coleta de impostos e de contribuições.

Anúncios
Anúncios

As arrecadações caíram 28,95% em abril quando comparadas com as do mesmo mês em 2019 (descontada a inflação). Elas chegaram ao menor valor para abril em 14 anos.

Vale mencionar que o governo está fazendo despesas para bancar a concessão do Auxílio Emergencial, o pacote de auxílio aos estados e municípios e o benefício emergencial para manutenção do emprego e renda.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Conseil Credit esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito da previsão do rombo das contas públicas neste ano. Comente o que você achou dos números apresentados pelo relatório divulgado neste sábado. Nós queremos saber a sua opinião sobre esse assunto!

Por fim, não deixe de acompanhar o nosso site! Além de te informarmos sobre a situação das contas públicas, nós também te informaremos sobre outras notícias relacionadas à economia do país. Assim sendo, fique ligado nas nossas próximas publicações!

Anúncios
Anúncios

 

Fonte: G1

vacina contra o Covid-19

Empresa norte-americana diz que teve bons resultados em teste de vacina contra o Covid-19

parcela do auxílio

Saque de 2ª parcela do auxílio já está liberado para nascidos em fevereiro!