Pandemia leva PIB dos EUA a cair 4,8% no primeiro trimestre de 2020

Anúncios

A pandemia do novo coronavírus afetou consideravelmente a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. O escritório de estatísticas econômicas (BEA) do país divulgou nesta quarta-feira (29), a sua estimativa do PIB dos EUA. Segundo ele, a economia caiu 4,8% no primeiro trimestre do ano. Assim, encerra-se no país um longo período de expansão.

Não se via uma queda trimestral tão expressiva desde os últimos três meses de 2008, ano em que ocorreu uma forte crise financeira. Na época, o PIB do país despencou 8,4%. Também é importante mencionar que o desempenho do primeiro trimestre deste ano é a primeira queda da economia desde o primeiro trimestre de 2014. Nesse período, a economia dos Estados Unidos recuou 1,1%.

Anúncios
pib dos eua
Entenda a queda do PIB dos EUA! (Foto: Divulgação)

Descubra mais informações sobre a queda do PIB dos EUA

É importante destacar que o dado divulgado pelo BEA é apenas uma previsão. Ainda assim, ela evidencia a grande distância entre o desempenho do primeiro trimestre e o resultado do trimestre anterior. Nesse período, a economia dos Estados Unidos teve um crescimento de 2,1%.

Por causa da estimativa do escritório, há analistas que já esperam uma recessão no país. Ainda assim, isso só irá acontecer quando o desempenho da economia estadunidense for negativo por dois trimestres seguidos. Esses especialistas prevêem esse cenário tendo em vista que os dados do BEA só levaram em conta algumas semanas de paralisação causada pela pandemia.

Anúncios
Anúncios

O escritório aponta essa conjuntura como uma grande responsável da queda do PIB porque, por causa da pandemia, os governos ordenaram que a população ficasse em casa. Dessa forma, as empresas e escolas passaram a operar em trabalho remoto ou cancelaram as suas atividades, levando as pessoas a diminuírem o seu consumo ou redirecionarem os seus gastos.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós do Conseil Credit esperamos ter esclarecido as principais informações a respeito da queda do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos. Comente abaixo se você já esperava esse desempenho da economia norte-americana. Além disso, nos diga se você acredita que o Brasil chegará a uma situação parecida. Nós queremos saber a sua opinião!

Por fim, não deixe de acompanhar o nosso site! Além de tratarmos sobre o PIB dos EUA, nós te deixaremos informados sobre as principais notícias do dia! Dessa forma, se você quiser ficar atualizado dos últimos acontecimentos relacionados à economia do nosso país e de outros locais do mundo, fique ligado nas nossas próximas publicações!

 

Anúncios
Anúncios

Fonte: InfoMoney e G1

maquiagens mais caras

As 10 marcas de maquiagem mais caras do mundo

Coronavírus: os imunizados devem voltar a trabalhar primeiro?