Juros baixos pegam investidores brasileiros despreparados

Anúncios

Algo que os investidores brasileiros estão precisando considerar nos últimos dias é o fato de que os juros baixos estão transformando o mercado de crédito. Esse momento delicado tem sido chamado de “admirável mundo novo dos juros baixos” pelo ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, em referência ao romance distópico de Aldous Huxley. Nesse contexto tão diferente, como os investidores devem proceder? Em que essa novidade implica para o nosso bolso?

De acordo com economistas, esse cenário é bastante inusitado para o investidor brasileiro. Cabe lembrar que para nós, a educação financeira que democratiza o processo de investir é algo também muito recente. Quem antes guardava dinheiro em potes em casa, migrou para os bancos e viu que isso também não era tão lucrativo. Aí começaram os investimentos mais variados. Algumas pessoas arriscaram investir em renda fixa, enquanto algumas outras se jogaram de cara em oportunidades variadas proporcionadas por fintechs.

Anúncios
investidores brasileiros
O que os juros baixos significam para os investidores brasileiros. (Foto: Finanças Femininas)

Recomendações aos investidores brasileiros

Dado que investidores brasileiros estão procurando por oportunidades de ver seu dinheiro rendendo, é importante entender o que significam os juros baixos. Isso significa que poderão variar seus investimentos ou que o tipo de carteira que construíram já não é mais lucrativo? Com relação a isso, a queda drástica dos juros movimenta o cenário de investimento ao passo que traz um burburinho para a zona de conforto de quem já está acostumado a investir. A ideia aqui é que a nova conjuntura requer do investidor um portfólio variado para conseguir lucrar mais.

Por esse motivo, em vez de chamar o cenário atual de “admirável mundo novo dos juros baixos”, veículos de notícia tem se referido ao “admirável mundo novo da diversificação”. Nesse contexto, é imprescindível ressaltar o quanto é importante que os investidores estejam afiados na arte de investir. Uma prática que já era complicada para muita gente na época do cofrinho de porco hoje está muito mais sofisticada. Ademais, está sujeita a tendências, riscos e modificações que podem assustar o investidor iniciante.

Anúncios
Anúncios

Assim, o que nós recomendamos aos investidores brasileiros é que não se aventurem sem conhecimento. Antes de se aventurar no admirável mundo novo dos juros ou da diversificação, não faz diferença, aprenda a investir. Nesse caso, educação financeira apenas não é suficiente. Ainda que você poupe, para lucrar e se arriscar de modo saudável é muito importante saber investir também.

Fonte: Estadão

governo pretende privatizar estatais em 2020

Governo pretende privatizar estatais em 2020: entenda e descubra quais são

fintech para mulheres ElasBank

Conheça a fintech para mulheres ElasBank!