Taxa de desemprego cai no Brasil e salário mínimo sobe: devemos ficar otimistas?

Anúncios

A perspectiva para a oferta de trabalho em 2020 é animadora. Essa euforia se deve principalmente à duas notícias que foram reportadas agora em fevereiro. Em primeiro lugar, temos o fato de que a taxa de desemprego cai no Brasil, notícia essa com base nos números de dezembro de 2019. Por outro lado, temos também a notícia de que mais e mais brasileiros estão recebendo o salário mínimo. Como já discutimos em outro post, esse é o maior registro de pessoas empregadas e recebendo o valor desde o final de 2014.

Em um período tão complicado de recessão econômica, milhões de brasileiros ficaram sem emprego. Assim sendo, parece ótima a junção de menos desempregados com mais pessoas recebendo salário mínimo, certo? Na verdade, errado. Se mais pessoas estão conseguindo a reintegração ao mercado de trabalho, mas com mais salários mínimos, não necessariamente isso é positivo. Veja que, por exemplo, um advogado ou engenheiro pode não estar desempregado. Contudo, pode também não ter conseguido a remuneração correspondente à sua formação.

Anúncios
taxa de desemprego cai no Brasil
A taxa de desemprego cai no Brasil: entenda se deve estar otimista ou cético com as notícias! (Foto: Época)

Entenda a notícia de que a taxa de desemprego cai no Brasil

O fato de que a taxa de desemprego cai no Brasil não significa que todo mundo está conseguindo trabalhar no seu emprego dos sonhos. Na realidade, muitas vezes nem se trata do emprego dos sonhos. Trata-se apenas do trabalho que você achou que teria ao finalmente se formar na faculdade. Pois bem. Há vários e vários profissionais formados que não estão trabalhando nas áreas de sua formação. Atualmente, 41% dos trabalhadores que conseguiram voltar a ter uma renda atuam informalmente.

Isso significa que você poderá encontrar entre seus amigos e familiares alguém que estudou Arquitetura e está fazendo bicos como freelancer para uma agência de design. Por outro lado, há advogados e administradores que estão trabalhando como motoristas de aplicativo em um turno, enquanto no outro dão aula de inglês. Assim, temos muita gente trabalhando com algo diferente do que se prepararam para fazer. Obviamente, isso não é negativo apenas para os profissionais, mas também para quem usufrui dos serviços

Anúncios
Anúncios

Se você é alguém pagando por uma aula de inglês para se capacitar para o mercado de trabalho, é possível que seu professor não seja formado na área. Assim, nem ele temo conhecimento necessário para te fornecer uma educação de excelência, nem você conseguirá os resultados que espera. Tendo tudo isso em vista, seja mais cético a respeito de notícias como a de que a taxa de desemprego cai no Brasil. Considere as condições a que os trabalhadores voltando para o mercado se submetem e, além disso, as consequências sociais e qualidade do trabalho.

Fonte: G1

brasileiros recebendo salário mínimo

O número de brasileiros recebendo salário mínimo cresceu: isso é bom ou ruim?

governo pretende privatizar estatais em 2020

Governo pretende privatizar estatais em 2020: entenda e descubra quais são