Se estiver pensando em escolher uma carreira, confira se ela não desaparecerá!

Anúncios

Você está ou acabou de sair do Ensino Médio? Provavelmente, nesse momento, você pode ter optado por vários caminhos. Há pessoas que apenas seguem as orientações dos pais ou de algum membro da família. Não é raro encontrar filhos que assumem cargos em empresas familiares ou prefiram trabalhar na mesma coisa que o restante da família. Por outro lado, há quem decida não fazer faculdade. Por fim, há aqueles que estão com muita dificuldade para escolher uma carreira. Entre tantos cursos e possibilidades, o que escolher?

Aqui no Conseil Credit, nós não podemos dar uma resposta a você. A escolha de cada curso e carreira é bastante pessoal. No entanto, temos uma notícia que poderá ajudar você a elencar critérios para a escolha da sua profissão. Por um lado, é também algo interessante para profissionais já inseridos no mercado de trabalho, mas que podem acabar ficando sem trabalho em breve. Tudo o que diremos aqui tem muito a ver com um termo conhecido popularmente como “futuro do trabalho”, ou seja, o que ainda será considerado trabalho no futuro.

Anúncios
escolher uma carreira
Confira questões para refletir antes de escolher uma carreira! (Foto: Redação R7)

O futuro do trabalho pode acabar levando muita gente a escolher carreiras diferentes

Você sabia que muitos jovens por aí sonham em trabalhar em áreas que logo serão automatizadas? Isso significa que estes indivíduos estão pensando em se capacitar, gastando tempo, dinheiro e esforços para desempenhar tarefas que logo serão desempenhadas por robôs. A razão para estarmos discutindo vem de um relatório apresentado durante o Fórum Econômico Mundial, que está acontecendo em Davos. De acordo com esse documento, o emprego dos sonhos para muitos jovens pode acabar deixando uma boa parte deles sem emprego o futuro.

Tendo isso em vista, se você já decidiu ou está em dúvida sobre como escolher uma carreira, coloque o futuro do trabalho entre seus critérios. Pode ser que estejamos errados, mas a maior parte das pessoas que escolhem passar pelo longo processo da capacitação profissional estão fazendo isso para manterem seus empregos. Contudo, uma escolha errada na hora de aprender pode levar o tiro a sair pela culatra. Esse critério é especialmente importante quando você pensa nas mudanças estruturais previstas para a oferta de empregos no Brasil do governo Bolsonaro.

Anúncios
Anúncios

O Brasil vai favorecer trabalhadores que conheçam idiomas e tecnologia

É fato conhecido que o governo tem prometido empregos para que os brasileiros consigam se recuperar da longa crise econômica que deixou milhões desempregados. Ademais, o aquecimento da economia tem ajudado nisso. O que você talvez não saiba é que os empregos serão conquistados por pessoas que tenham uma capacitação voltada para a tecnologia. A maior parte dos novos contratados será composta por profissionais que tenham uma boa formação em línguas também.

Assim sendo, para continuar relevante para o mercado de trabalho, certifique-se de se capacitar. No entanto, como vimos, não é apenas isso. Você precisa se capacitar para o emprego certo, ou seja, aquele que não vai desaparecer. Para saber escolher uma carreira, em primeiro lugar pesquise sobre o que mais gosta. Em seguida, reflita: “será que um robô poderia desempenhar essa função?”. Para acompanhar notícias como essa, continue acompanhando as postagens aqui do blog!

Fonte: BBC Brasil

auditoria de 48 mi do BNDES

Sem indício de corrupção: Saiba mais sobre a auditoria de 48 mi do BNDES

Imposto do pecado

“Imposto do pecado”: o que é, para que serve e o que esperar