Qual foi o primeiro banco criado no Brasil?

Anúncios

Se você está lendo este artigo, isso significa que você teve a curiosidade de descobrir qual foi a primeira instituição financeira fundada no nosso país. O primeiro banco criado no Brasil ainda continua funcionando e inúmeras pessoas estão vinculadas a ele. Com 210 anos, o Banco do Brasil é bastante famoso no país e possui uma credibilidade muito grande.

primeiro banco criado no Brasil
Descubra qual foi o primeiro banco criado no Brasil! (Foto: Divulgação)

Um pouco de história

Se estamos falando de uma instituição de mais de 200 anos, não faltam curiosidades históricas para contar. Assim, vamos começar informando quem foi o seu fundador. Essa pessoa não é nem mais nem menos do que o príncipe regente D. João de Bragança. Sim, o famoso Dom João VI, pai de Dom Pedro.

Anúncios

Surpreso? O Banco do Brasil, hoje tão moderno que já permite que seus clientes façam transações financeiras pelo seu aplicativo, foi criado em 12 de outubro de 1808. Isso mesmo! Já faz bastante tempo. Para você entender o quanto essa instituição é antiga, vale lembrar que o Brasil só foi se tornar independente praticamente 14 anos depois dessa data!

Também é importante mencionar que só existiam três bancos emissores no mundo no momento em que ele foi criado. Todos eles estavam localizados na Europa (especificamente na Suécia, na Inglaterra e na França). Podemos ver assim que a fundação dessa instituição no Brasil foi revolucionária, tendo em vista que o país ainda era uma colônia nessa época.

Anúncios
Anúncios

Vale lembrar também que nesse mesmo ano (1808), a família real, que fugia das tropas napoleônicas, chegou no Brasil. Esse fator favoreceu em grande medida a modernização do nosso país e, consequentemente, contribuiu para a criação do Banco do Brasil. Quase 8 anos depois, a colônia portuguesa tornou-se um império.

O Banco do Brasil, que atualmente possui diversos acionistas, começou a ser patrocinado por governadores de capitanias. No entanto, atualmente, qualquer pessoa pode investir no Banco do Brasil. Para comprar ações da instituição pela Bolsa de Valores, é necessário que você abra uma conta em uma corretora e, em seguida, encontre as ações do BBAS3 (modo pelo qual o banco é identificado no mercado financeiro).

Informações básicas sobre o primeiro banco criado no Brasil

A instituição, que hoje faz parte do grupo de cinco maiores bancos do Brasil, tem mais de 5 mil agências no país. Mas não pense que é só aqui que ela está localizada. Existem unidades do banco em 24 países. Pode-se perceber assim o tamanho e a importância da instituição para o país.

Você pode se informar melhor sobre a empresa no site da instituição. Isso porque lá, você consegue descobrir todos os serviços e produtos oferecidos por ela. O site é bastante intuitivo e por isso você não terá dificuldades de encontrar o que você precisa. Ainda vale mencionar que o Banco do Brasil atende pessoas físicas, jurídicas e setores públicos.

Anúncios
Anúncios

Esperamos que, com este artigo, você tenha conhecido melhor o primeiro banco criado no Brasil. Se quiser saber mais sobre questões relacionadas a finanças, sugerimos que você leia os nossos artigos.

cartão de crédito sem consulta ao nome sujo

Conheça tudo sobre o cartão de crédito sem consulta ao nome sujo

Qual a maior franquia de alimentos do Brasil?